A tecnologia e as ações diferenciadas na apresentação do talento profissional

A revolução tecnológica do século XXI resultou na globalização e acesso a recursos que anteriormente eram inalcançáveis por muitos profissionais, o que trouxe uma gama de possibilidades ao contribuir no networking pessoal, trazer novos modelos de capacitação, realizar cursos à distância e também permitir maior acompanhamento das ações feitas por outros profissionais. As mudanças também ocorreram nos processos seletivos, onde a atração de talentos torna-se diferenciada e com maior foco em resultados de médio e longo prazos para as empresas. Mas como utilizar todas as opções em benefício próprio?

Nota-se que diversas empresas e consultorias optaram nos últimos anos por realizar entrevistas virtuais para reduzir custos e otimizar o recrutamento dos melhores candidatos sem aplicar um processo tradicional. O uso de ferramentas como o LinkedIn aumentou a fim de compreender a experiência de profissionais que não necessariamente se candidataram à uma vaga ou enviaram um currículo, mas que podem ser um futuro talento para aquela Organização. Com este fácil acesso, é um grande diferencial que o indivíduo defina e estabeleça a sua marca no mercado e a exponha nas redes sociais, seja por experiência ou por ações, planejando o acompanhamento de possíveis contratantes. Manter o LinkedIn sempre atualizado e administrar os conteúdos lançados é fundamental para consolidar a própria imagem junto aos empregadores.

Recentes ferramentas como vídeos de curta duração, pequenas apresentações de cunho profissional e plataformas que possibilitam a exposição das atribuições de maneira diferenciada também costumam ser solicitadas pelo recrutador. Caso trabalhadas de forma independente pelo profissional serão grandes aliadas ao candidato em sua divulgação à potenciais empregadores, uma vez que levam a experiência para fora do papel por meio de competências intrínsecas, técnicas, de gerenciamento e comportamento.

Apesar das novas inclusões, o currículo permanece como um dos itens mais importantes e beneficia-se com os avanços da tecnologia e a diversidade de informações. Aplicar formatações diferenciadas com termologias de mercado e textos que facilitem a compreensão das experiências é uma ação que colabora e, muito, a apresentação e adesão do profissional às empresas. Apesar de não existir uma regra na elaboração do documento, vale ressaltar que os dados precisam ser coerentes à realidade e pertinentes ao que será dito na entrevista.

Ainda que, os processos conduzidos de forma tradicional permaneçam em atividade, estas mudanças e inclusões notavelmente revolucionaram a procura e a captação de talentos. Se aplicadas corretamente, estas viabilizarão que a tecnologia trabalhe a favor de quem está em busca de novas colocações, novas oportunidades, novos projetos ou desenvolvimento profissional, contribuindo para que profissionais se destaquem no mercado de trabalho.


Daniel Barbosa
Daniel Barbosa

Graduando Psicologia pela FMU e Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo

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