Cuide de sua carreira!

Minha atuação na área de Recursos Humanos proporciona vivenciar dois lados: como Headhunter avalio a aderência de candidatos a uma vaga e como Consultora de Carreira oriento e auxilio meus assessorados em relação ao desenvolvimento das melhores estratégias para a gestão de suas carreiras.

Vamos lá! Sei que o momento é extremamente difícil, o Brasil está enfrentando uma crise assustadora; a economia está totalmente instável; os investidores inseguros; desemprego alarmante. Ok! O que escrevi até aqui não é novidade para ninguém, porém, o que eu quero saber é como você tem lidado com tudo isso e o que tem feito para enfrentar esta situação?

Muitos profissionais qualificados estão fora do mercado de trabalho, ou seja, a concorrência é extremamente grande: muita procura; pouca oferta, e aí? O que você planeja fazer? O que fez até então e o que poderia ter feito?

Cuidar da carreira é algo essencial e não deve ser feito apenas diante do desemprego ou em momentos de crise. Infelizmente, a maioria dos profissionais – embora não tenha estatísticas – não cuida da carreira, deixa a cargo da empresa (o próprio planejamento de carreira) ou, simplesmente, vai seguindo, sem planejamentos, metas e/ou participação ativa.

Talvez, você esteja há anos contribuindo para uma única empresa. O que você contribuiu para seu crescimento profissional e pessoal? O que tem feito por você? Já assessorei profissionais com mais de 20 anos dentro de uma mesma Organização e que diante de um desligamento ficaram totalmente sem rumo. Ao mesmo tempo, se deram conta que tinham direcionado suas carreiras para a empresa e não para si mesmo.

Não vejo adversidade em permanecer por tantos anos em uma empresa, desde que, se identifique com a Organização a qual pertence. É fundamental que os objetivos da empresa em que trabalha estejam alinhados com os seus e, se não estiverem, é hora de repensar.

Acredito que a crise, apesar de causar preocupação e desesperança traz momentos de insights, de autoconhecimento e nos proporciona, ainda, a possibilidade de pensarmos nos nossos sonhos, talvez deixados um pouco de lado, pela correria do dia a dia.

O que busco é compartilhar um pouco de minha experiência e conhecimento adquiridos para que reflita sobre sua carreira. Cuide dela! Tome-a para si! Planeje, busque, faça, conquiste contatos. Amplie, explore e mantenha seu networking, reative relacionamentos de empregos anteriores e contribua com sua rede. Escreva artigos, forneça informações úteis de sua área ou segmento, participe de eventos, troque conhecimentos com seus pares, veja o que seus concorrentes e fornecedores estão fazendo, converse com seus liderados sobre suas expectativas e os auxilie no que for possível.

Procure sempre se atualizar por meio de cursos, palestras, leituras etc. Administre seus resultados e projetos, liste-os em um papel, pois precisará destas informações organizadas para atualizar seu currículo, seu perfil no LinkedIn e, até mesmo, para versar sobre esses durante uma entrevista.

Outra orientação que considero importante é para que procure uma segunda fonte de renda, seja ela vinda de um hobby, uma atuação acadêmica ou um trabalho como autônomo.

A crise irá passar! O importante é tirarmos dela um proveito, deixando para lá a desmotivação e aprendendo esta lição de cuidar da nossa carreira.


Fernanda Queiroz

Fernanda Queiroz tem MBA Executivo em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Especialização em Magistério Superior pelo IBPEX, Graduação em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, Formação em Análise Comportamental DISC Etalent e atua como Consultora de Transição de Carreira na Thomas Case & Associados.

Os comentários estão fechados.