Desenvolvendo Pessoas e Empresas através do Assessment

O processo de desenvolvimento do Capital Humano resulta não somente das características individuais das pessoas (competências, perfil, estilo, interesses e valores), mas também na compreensão das expectativas organizacionais sobre elas.

O alinhamento da realidade atual de uma empresa e a compreensão dos GAPs individuais estão na essência do modelo de desenvolvimento das pessoas, que é estabelecido através dos programas de Assessment.

Assessment é uma avaliação, objetiva e aprofundada de inteligência, competências, habilidades, estilo e desempenho que identifica pontos fortes e pontos a desenvolver.

Por que essa análise tão significativa vale a pena realizar? Porque possibilita o conhecimento dos potenciais e motivadores de carreira, visando aumentar o grau de maturidade e desempenho profissionais. Identifica o perfil comportamental dos profissionais, como líderes, gestores, colaboradores e time de uma organização.

A comparação de informações sobre o potencial de um profissional com os requisitos de uma função fornece poderosa análise para designar a pessoa certa para a função certa, oferece a identificação de oportunidades de melhoria de performance e auxilia no desenvolvimento de um adequado planejamento de carreira.

A aplicação de um programa de Assessment deve ser feita, primordialmente, com foco na contribuição individual de cada profissional para a realidade, atual e futura, da empresa e em sua capacidade de mudança. Isto possibilita que o Assessment apoie a estruturação dos processos de seleção, promoção, retenção e desenvolvimento de talentos nas organizações.

Assessment é, ainda, um processo que promove o autoconhecimento, o desenvolvimento e a gestão do conhecimento.

Em síntese: é um processo de transformação do potencial humano em desempenho profissional superior.

Um programa de Assessment dá-se através do conhecimento e análise das competências essenciais dos profissionais (competências para o momento atual da carreira e seus planos futuros), das competências intrínsecas/estruturais (a matéria-prima do desempenho) e das competências de gestão/técnicas (peculiares a cada cargo e função organizacional).

Promove uma avaliação profunda dos aspectos relacionados à vida, carreira e ao cotidiano profissional. A análise dos GAPs individuais, o planejamento do desenvolvimento da carreira e a criação do plano de metas consolida os aspectos de perfil pessoal (personalidade), atributos comportamentais e competências.

Para a empresa, a aplicação da ferramenta de Assessment, promove o sucesso, pois permite alinhar as competências de seus colaboradores à sua estratégia de negócios. Para os profissionais, o Assessment permite conhecer seu comportamento no cenário empresarial, na tomada de decisões, solução de problemas e na contribuição para os resultados da companhia.

Assessment é, portanto, a chave para o desenvolvimento responsável das pessoas e das organizações.


Marcia Vazquez

Marcia Vazquez tem MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera, Certificação em Hogan pela Hogan Brasil, Certificação em Coaching pela International Coaching Community (ICC), Pós-Graduação em Gestão de RH pela Universidade São Marcos, Especialização em Análise Transacional pelo IBAT, Graduação em Psicologia pela FMU e atua como Gestora do Capital Humano da Thomas Case & Associados.

Os comentários estão fechados.