Home Office: como lidar com a distância, horas extras e ferramentas da empresa?

O trabalho em home office é um sonho para uma boa parte de nós profissionais.

Estar no ‘aconchego do lar’, não enfrentar o trânsito caótico da maioria das cidades brasileiras, ter liberdade de escolher a que horas iniciar e terminar as atividades parecem ser algumas das afirmações mais comuns para eleger o home office como uma meta a ser alcançada. Mas, nem tudo são flores!

Uma verdade, que devemos considerar, é que o home office é para poucos: os altamente disciplinados.

E o que é disciplina? Segundo os dicionários, a palavra significa o conjunto de leis ou ordens que regem o funcionamento regular de uma organização ou coletividade. Assim, mesmo em casa, somos profissionais que estamos submetidos a processos, procedimentos e regras que norteiam uma tarefa que nos foi designada.

E mesmo que estejamos com a aparente sensação de maior liberdade para agir e trabalhar, estamos sujeitos aos ordenamentos organizacionais que definem as atividades que desenvolveremos, os recursos tecnológicos e informações às quais teremos acesso e as interações sociais que estabeleceremos com as pessoas dentro e fora da Cia.

Pode-se, então, entender que o perfil do profissional para o trabalho em home office passa por competências como habilidade para coleta e análise de dados, estabelecimento de prioridades, desenvolvimento de planejamento e estratégia, elaboração de plano de trabalho, gerenciamento de tarefas e detalhes, capacidade de tomada de decisão e independência, dentre outras.

Estas competências certamente são de fundamental importância para a organização do trabalho em home office, proporcionando um eficaz gerenciamento da distância que o mesmo estabelece dos superiores, pares e parceiros.

Algumas características pessoais do profissional em home office também são aspectos importantes a considerar, pois como o acesso à organização dá-se, via de regra, com os recursos da tecnologia, todo o zelo com as ferramentas de trabalho e com as informações confidenciais mostra-se de alta relevância.

Comprometimento, confiabilidade, responsabilidade, racionalidade, autocontrole e segurança são características que realçam a habilidade de lidar com o capital intelectual da organização e com o que pode ser compartilhado, garantindo os padrões de ética e moral no trabalho.

E, para o sucesso do home office, notadamente, não podemos deixar de ressaltar que um comportamento pautado na transparência das ações é fundamental, pois se como dissemos no início deste artigo, que esta modalidade de trabalho é o sonho de muito de nós, temos de ter ainda mais cuidado no cumprimento dos horários de trabalho e das atividades.

Somos os guardiães de nosso tempo e de nossas responsabilidades corporativas, mas temos que lembrar que não estamos sozinhos e que, a todo o momento, podemos – e devemos –, reportar a quem de direito, nossos atos. Compartilhar informações sobre as horas de trabalho, tarefas desenvolvidas, horas excedentes de atividade, dificuldades encontradas, problemas e soluções geradas, como se estivéssemos na empresa é nosso dever, pois fazemos parte de uma equipe e com ela estamos ligados, graças às maravilhas da tecnologia.

Então, vamos aproveitar a oportunidade do home office, também, para aprimorar nossas competências, habilidades e atitudes. Estaremos ganhando muito mais do que, apenas, trabalhar em casa!


Marcia Vazquez | Gestora do Capital Humano e de Operações
Marcia Vazquez | Gestora do Capital Humano e de Operações

MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera, Certificada em Hogan pela Hogan Brasil, Certificada em Coaching pela International Coaching Community (ICC), Pós-Graduada em Gestão de RH pela Universidade São Marcos, Especializada em Análise Transacional pelo IBAT e Graduada em Psicologia pela FMU

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