Qual é o verdadeiro papel do Consultor de Carreira em uma consultoria de RH?

IMAGEM 016

A função de uma consultoria de recursos humanos é estar atenta ao mercado de trabalho e suas evoluções, transformações e revoluções. Deve estar informada a respeito de quem precisa de quem, de modo a unir quem se oferece com quem busca. Nesse contexto, o consultor desempenha uma função de “casamenteiro” do mercado de trabalho.

Mas o Consultor de Carreira não busca profissionais no mercado – esse é o papel do headhunter. O Consultor de Carreira, quando é procurado por um profissional que quer se recolocar no mercado, procura descobrir que empresas precisam do talento dele. Mas, antes, precisa verificar as habilidades, valores, interesses e características predominantes desta pessoa e, também, as suas condições psicológicas, o seu ‘estado de espírito’ e, muitas vezes, até as condições socioeconômicas. Essa etapa é chamada de análise de perfil.

O segundo passo é definir um planejamento de carreira eficaz, em conjunto com o profissional em recolocação. O profissional é levado a proceder a uma autoanálise, para que ajude a montar um histórico de carreira adequado ao seu mercado alvo e que será a base do seu currículo, plano de marketing e busca de emprego. A metodologia é estruturada para identificar as principais competências e pontos de melhoria, valor de mercado, objetivos de carreira no curto, médio e longo prazos.

Depois, são feitas entrevistas simuladas para que o profissional ganhe segurança e maturidade para se desempenhar bem durante o primeiro encontro com o potencial empregador. As simulações procuram apoiar o profissional a apontar, nas entrevistas reais, o direcionamento de sua carreira, seus pontos fortes e de melhoria, seu estilo de comunicação, a contribuição que pode trazer para os negócios da Cia., o que o motiva, entre outros aspectos, que possam fazê-lo impressionar os entrevistadores.

Em seguida, são definidas as estratégias de abordagem dos possíveis empregadores. É a etapa de divulgação ao mercado de trabalho. Utilizando todos os instrumentos disponíveis (internet, networking etc.), o consultor mostra ao mercado de trabalho que tem em suas mãos um profissional competente e preparado.

Todo o processo é desenvolvido de maneira personalizada e sigilosa, durante o qual o consultor prepara o profissional para que possa ser apresentado às melhores oportunidades do mercado, por meio do networking que mantém com empresas de diversos segmentos, consultorias parceiras e headhunters.

E o trabalho do Consultor de Carreira não termina aí. Ele presta assessoria ao profissional ao longo de todo o período de consultoria, auxiliando a rever e a reformular estratégias, caso necessário.

Uma recolocação bem sucedida exige estratégia, foco e relacionamento com o mercado de trabalho. Por isso, o candidato em busca de uma recolocação deve pesquisar muito e encontrar a consultoria que possa ajudá-lo no processo de retorno ao mercado, que não precisa ser um processo doloroso. Ao contrário, pode ser um tempo de muito aprendizado, para o mercado e para a vida.


Norberto Chadad
Norberto Chadad

Norberto Chadad é Engenheiro Metalurgista pela Universidade Mackenzie, Mestre em Alumínio pela Escola Politécnica, Economista pela FGV, Master em Business Administration pela Los Angeles University, CEO da Thomas Case & Associados e Fit RH Consulting, e tem “Paixão por Pessoas”.

Os comentários estão fechados.