Reações X sentimentos

Reações X sentimentos

Recentemente recebi um e-mail muito interessante, mostrando todas as ações e atitudes que devemos ter para garantir uma boa saúde. Este mesmo e-mail trouxe uma crítica que me chamou muito a atenção: como encontrar tempo para fazer tudo o que é recomendado – comer em horários e quantidades corretas, exercitar-se, dormir…

Chamou-me a atenção, porque entendo que além destas responsabilidades, ainda temos a missão profissional, não só de cumprir as tarefas inerentes aos cargos, mas também focar e buscar o crescimento, garantindo o desenvolvimento da carreira. Assim sendo, sempre que posso, alerto os profissionais para o equilíbrio e a busca da qualidade de vida, que contribui para a boa disposição que leva à maior possibilidade de bom desempenho pessoal e profissional.

São muitos os estudos em todo o mundo que mostram e alertam que a boa disposição está relacionada com a importância de um sono com qualidade. O individuo que dorme bem, consegue dar a si mesmo uma importante dose de garantia de boa saúde, diminuindo o risco de possíveis doenças cardíacas e emocionais, além de estresse, irritabilidade, absenteísmo no trabalho, déficit cognitivo e diminuição na capacidade de concentração.

Quando, no trabalho, nos deparamos com situações que nos mostram que estamos incorporando, em nossas atitudes diárias, comportamentos de desiquilíbrio emocional, estresse, irritabilidade etc., devemos nos perguntar como lidar com as adversidades do trabalho sem prejudicar as nossas emoções. Como resolver os problemas profissionais sem deixar-nos abater e prejudicar nosso sono.

Muitas linhas terapêuticas apresentam técnicas que podem ajudar a compreender que problemas complicados irão surgir naturalmente e que o equilíbrio emocional nos mostra os meios e maneiras mais adequadas para resolvê-los. Assim sendo a busca de ajuda de um profissional especializado é muito importante. Estas técnicas variam desde relaxamento e meditação, exercícios físicos, leituras agradáveis antes de dormir e alimentação leve, principalmente a noite.

Além destas técnicas tradicionais, hoje, pode-se contar também com as técnicas de coaching, uma vez que este processo ajuda a pessoa a atingir o seu melhor e a produzir resultados que ela anseia na sua vida profissional e pessoal, provocando assim benefícios às pessoa e às organizações.

Portanto em nossas vidas, o importante é sabermos lidar com os problemas e desafios da melhor maneira possível, buscando meios diferentes de solucioná-los. É preciso compreender também que não se resolve problemas com imposições e que o nosso equilíbrio emocional deve ser treinado diariamente a fim de que tenhamos controle absoluto dos nossos sentimentos e de nossas reações.


Regina Izabel

Regina Izabel Cadelca é Consultora de Carreira, Psicóloga, com especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV e certificada em Coach pela International Coaching Community. Sua expertise está focada em transição de carreira, coaching e assessment.

Os comentários estão fechados.