Saiba como transformar sua vaga temporária em efetiva – Agora São Paulo

Roberto Dumke
do Agora

Dos 157 mil brasileiros com contratos de trabalho temporário em 2012, só 23 mil devem ser efetivados. Segundo a Asserttem (associação das empresas de serviços terceirizados e trabalho temporário), esse número já foi maior. “Antes, um em três temporários chegava a ser contratado. Agora, os empresários têm mais receio”, diz Jismália de Oliveira Alves, presidente da associação.

Mesmo assim, os candidatos podem conquistar sua vaga fixa se conseguirem se destacar. Para isso, segundo César De Lucca, consultor de carreira da Thomas Case & Associados, é necessário ter comprometimento. “Quem está brigando pela empresa, atendendo direito e mostrando boa vontade tem boas chances.” Por mais que pareça um conselho óbvio, essa é a característica mais procurada pelos chefes.

Marcelo Maulepes, que treina líderes de empresas e é diretor da Relatom, concorda que mostrar disposição é prioridade. “Não basta chegar no horário e fazer só o que é pedido, é preciso perguntar ‘posso ajudar’ e ir além da própria função.”

Outra dica é observar o comportamento de quem tem sucesso na empresa. Para o coordenador do Centro de Solidariedade ao Trabalhador Willians Ferreira, o serviço temporário deve ser uma porta para atingir o objetivo profissional. “É preciso fazer disso uma chance para se qualificar e ganhar experiência”, diz.

DICAS

No dia a dia

– Demonstre disposição

– Aprenda outras funções

– Observe quem faz sucesso

– Faça parte do time

– Não seja muito competitivo

No dia da entrevista

– Escolha bem a roupa

– Não minta

– Pesquise sobre a empresa

– Evite gírias

Fontes: Marcelo Maulepes, diretor da Relatom, César De Lucca, consultor da Thomas Case & Associados e Assertem


Ariel Cannal

Os comentários estão fechados.