Você está mudando também?

Como diz o velho ditado: “Há males que vêm para o bem!”. A turbulência política que estamos vivendo no Brasil atualmente tem seu lado bom.

Você notou que as pessoas estão fartas de espertalhões, mentirosos, pessoas que enganam e ludibriam para tirar proveito de outros? Não se admite mais a famosa Lei de Gerson. Não há mais “o fim justifica os meios”. Cansamos…ufa!

O brasileiro está cansado de enganação, de espertalhões e de mentiras para se conseguir tirar proveito de alguma empresa, pessoa ou sociedade.

Palavras distorcidas e frases construídas de forma a alterar o sentido das coisas estão, absolutamente, revoltando as pessoas. Foram tantas que cansamos dos trapaceiros e aproveitadores, que tudo fazem para tirar vantagem do outro.

As pessoas e as empresas exigem, aqui e agora, um comportamento ético, em conformidade com os bons costumes e com as leis, querem que sejam seguidos os regulamentos das boas práticas políticas, sociais e comportamentais.

O Brasil está mudando, estamos descobrindo que seguir estas leis, normas e regulamentos de boas práticas nos leva a ser um país e um povo melhores.

A palavra de ordem presente é “compliance” – termo de origem inglesa que vem do verbo to comply – que significa “agir de acordo com”. Tal comportamento é o esperado das pessoas e empresas. O Brasil precisa deixar de ser o país do vale tudo!

Se o Brasil quer integrar o rol dos países de Primeiro Mundo tem que ter em mente que a mudança de comportamento é primordial. Os países mais desenvolvidos e evoluídos já passaram por esta fase e descobriram que não há outro caminho que não o de compliance.

Muitas das empresas multinacionais aqui estabelecidas há algum tempo, só aceitam contratar empresas que ratifiquem seus termos de boas práticas e compliance. A fama do Brasil correu o mundo. Está na hora de mudar.

Profissionais e executivos, em nosso mercado vigente, não têm mais lugar se não estiverem comprovadamente dentro deste perfil e tendência. Os Acquisitons Talents Specialists estão atentos a esta realidade.

Os profissionais que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho brasileiro não podem de forma alguma possuir mácula em seu histórico profissional. Não podem ter informações profissionais que ao serem checadas acusem qualquer tipo de deslize que afronte as boas práticas de compliance.

Essas questões estão em alta com a operação “Lava Jato”. Ninguém em sã consciência acredita que será tranquila a busca de novas oportunidades no mercado de trabalho para aqueles executivos que estão arrolados nesse emaranhado de ilicitudes.

A cada dia afloram demonstrações de que o Brasil está mudando. Temos de aproveitar o momento e reforçar nossas exigências como profissionais que atuam com o Capital Humano das Organizações.

É chegada a hora de demonstrar ao mundo que aproveitamos o momento de vicissitudes para adotar posturas e práticas de empresas e profissionais compatíveis aos melhores perfis do mercado mundial.

Sem dúvida as empresas e os profissionais não sairão incólumes deste turbilhão que hoje assola o país. Vamos sair um País, Povo, Organizações e Profissionais melhores.

Eu acredito nisso!


César de Lucca

César De Lucca tem Pós-Graduação em Recursos Humanos, Bacharel em Psicologia e possui expressiva experiência na área de Gestão de Talento e Capital Humano. Atua como VP Executivo da Thomas Case & Associados.

Os comentários estão fechados.